domingo, 10 de maio de 2009

O Que Faz o Homem Mal?


A sociedade faz o homem ficar mal, mas ele só fica porque ele já é mal por natureza. E qual é essa natureza? Será que quando nascemos já esta definido? - Este vai ser bom, um grande homem! -Aquele nem Deus da jeito é só maldade! Acho que não... acho que todos nascemos como um chip virgem, neutro, as codificações são feitas no dia a dia, na experência da vida que determina a nossa historia pessoal.
Hoje assisti dois filmes e é sobre eles, sobre o conteúdo deles que quero dialogar, os filmes são "Querô" e "Ultima Parada 174", ambos mostram o ser humano esmagado, expremido e sem perspectivas. Querô uma ótima historia do autor Plinio Marcos, na minha opinião o filme ficou muito aquem da historia original faltou o principal, faltou a alquimia pliniana, a personagem Querô não me mostrou toda a carga que recebeu ao nascer e nas andanças encardidas onde transitou, sem falar em algumas soluções que o diretor escolheu, na minha opinião ele pegou o caminho mais fácil, diferente da soluções encontrada por Bruno Barreto no filme Ultima Parada 174, que é a historia do onibus que foi tomado por um perigoso bandido, acompanhando pela mídia cidadões de "bem", cidadãos "contribuintes" queriam ele morto, mal sabiam que ele era mais um entre milhares de meninos que não tiveram escolha, que tiveram que fazer e acontecer e que pra eles pouco importa as consequencias, pra quem nasce cagado de arara, fazer um ganho não tem limites e geralmente é pela força bruta. O filme 174 é brilhante, o que sentimos? Compaixão? Amor? Afinal é mais um ser humano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário